Publicado em 13 de Abril de 2020
Você acha que Tonks era uma Grifinória? Uma Sonserina? Uma Corvinal? Veja por que ela pertencia à casa do texugo...
Ela era leal
A lealdade de Nymphadora Tonks nunca foi questionada – nem uma vez em toda a série Harry Potter. Ela pode ter sido um membro leal da Ordem da Fênix, mas 'não me chame de Ninfadora' Tonks estava lutando contra bruxos das Trevas como uma Auror antes de conhecê-la nos livros.
Não devemos nos surpreender. O Chapéu Seletor nos disse que Lufa-Lufa foi leal na primeira música que ouvimos cantar em Harry Potter e a Pedra Filosofal. O chefe da casa Lufa-Lufa, professor Sprout, tinha essa característica em pás. Leal a Dumbledore, o professor de Herbologia se opôs abertamente a Dolores Umbridge sobre a demissão do professor Trelawney, e também concedeu a Harry vinte pontos apenas por lhe passar um regador, após sua entrevista sobre o retorno de Voldemort.
A lealdade de um lufano ao lado bom é demonstrada claramente em Tonks, e é estendida às pessoas também, particularmente uma lealdade inabalável a The Boy Who Lived. Lembra daquela vez que o condutor do Knight Bus quase cedeu a localização de Harry? "Se você gritar o nome dele, eu vou amaldiçoá-lo no esquecimento", avisou Tonks. Você não mexe com Tonks. Além de Harry, vale lembrar que, mesmo após a morte de seu pai e o nascimento de seu filho Teddy, Tonks ainda estava determinada a lutar na Batalha de Hogwarts.
"Disse Lufa-Lufa: 'Vou ensinar o lote,/ E tratá-los da mesma forma'.
A partir de uma variação da canção Sorting Hat que ouvimos em Harry Potter e a Ordem da Fênix, a atitude de Helga Hufflepuff sobre igualdade foi uma que passou para gerações de alunos de Hufflepuff. Basta pensar na professora Sprout, que canalizou a fundadora da casa quando disse, após a morte de Dumbledore: "Eu sinto que se um único aluno quiser vir, então a escola deve permanecer aberta para esse aluno".
Tonks também valorizava a individualidade de espírito – basta olhar para o cabelo rosa que ela balançava – e aceitava as pessoas não importa quem fossem ou de onde vieram. A identidade de Remo Lupin como lobisomem não a incomodou nem um pouco – na verdade, frustrou-a que ele pensasse em si mesmo como tão "outro":
"Tá vendo!", disse uma voz tensa. Tonks estava gritando em Lupin. "Ela ainda quer se casar com ele, mesmo que ele tenha sido mordido! Ela não se importa!'
— É diferente — disse Lupin, mal movendo os lábios e parecendo subitamente tenso. "Bill não será um lobisomem completo. Os casos são completamente –'
"Mas eu também não me importo, eu não me importo!", disse Tonks, agarrando a frente das vestes de Lupin e sacudindo-as. 'Já te falei um milhão de vezes...'
Harry Potter e o Enigma do Príncipe
Ela não tinha medo da labuta
Apesar de Tonks minimizar seu trabalho como apanhadora de bruxos das trevas, sabemos que foi uma das carreiras mais difíceis de entrar depois de Hogwarts. Quando Harry levantou a ideia de carreira com o professor McGonagall, aprendemos que qualquer pessoa que quisesse se tornar um Auror precisaria de "notas máximas" e "seria obrigado a se submeter a uma série rigorosa de testes de caráter e aptidão no escritório de Auror". Caramba! É muita labuta.
Tonks pode ter brincado sobre como ela, 'Quase falhou em Stealth and Tracking', durante o treinamento de Auror porque ela era tão desajeitada, mas a questão é que ela realmente não deixou sua falta de jeito levar a melhor. E na escola ela teria que se esforçar muito para obter as notas que precisava – "um mínimo de cinco N.E.W.T.s, e nada abaixo da nota "Excede as Expectativas".
Ela foi gentil
A gentileza não se limita (e não deve ser) limitada aos membros da casa Hufflepuff, mas é uma característica que agraciou muitos dos membros da casa. Havia Newt Scamander, que assumiu a culpa pela transgressão de sua amiga Leta Lestrange enquanto eles estavam em Hogwarts, e, claro, Cedric Diggory. Mesmo durante a competição e a pressão do Torneio Tribruxo, Cedric aproveitou para ser gentil com Harry – dizendo a seus amigos para pararem de usar os emblemas desagradáveis, por exemplo – mesmo que Harry realmente tenha roubado seu trovão quando eles se tornaram campeões conjuntos de Hogwarts. E a companheira Hufflepuff Tonks também tinha muita bondade em seu coração.
Quando Harry mostrou interesse em como Tonks se tornou um Metamorfose, ela mostrou empatia a ele – expressando sua compreensão de por que ele poderia estar interessado em esconder sua cicatriz do mundo, em vez de fazê-lo se sentir autoconsciente sobre sua investigação. Então, quando Malfoy atacou Harry no Expresso de Hogwarts em Enigma do Príncipe, Tonks o salvou e curou seu nariz quebrado – "Episkey!" – sem pensar duas vezes, apesar de seu próprio coração partido.
Mas a bondade de Tonks não se limitava à cura ou à simpatia. Quando as apostas eram altas transferindo Harry de Privet Drive para Grimmauld Place, Tonks quebrou a tensão ao fazer pouco caso dos avisos de Moody sobre um deles ser morto: "Pare de ser tão alegre, Mad-Eye, ele vai pensar que não estamos levando isso a sério". E como a tensão se tornou difícil de suportar na sede da Ordem da Fênix, Tonks pôde ser encontrada transformando seu nariz, ao estilo Metamorphmagus, para entreter Hermione e Ginny. Às vezes, a gentileza é apenas animar as pessoas quando elas estão precisando de uma boa risada.
Qualquer casa de Hogwarts teria a sorte de contar com Nymphadora Tonks entre seus números, mas com desculpas a Grifinória, Sonserina e Corvinal – essa bruxa é lufana por toda parte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário