Desenho tem profunda conexão com um filme a que autora assistiu - e com uma perda em sua vida pessoal.
Símbolo das Relíquias da MorteFoto: BBC News Brasil
Notícias relacionadas
Harry Potter ainda faz mágica para receita da editora Bloomsbury
J.K. Rowling revelou sua inspiração para o símbolo das Relíquias da Morte na saga Harry Potter
Paródia que mistura Harry Potter com música "Sua Cara" viraliza na internet
Esse misterioso símbolo está associado ao personagem da professora Pomona Sprout, especialista em herbologia de Harry Potter e as Relíquias da Morte.
JK Rowling, autora da série de livros sobre o menino com poderes mágicos que virou fenômeno literário e cinematográfico, revelou à BBC sua inspiração para criar o símbolo - e como essa criação tem a ver com uma importante perda em sua vida.
A entrevista faz parte de um documentário sobre o 20º aniversário do primeiro livro da série, Harry Potter e a Pedra Filosofal.
Segundo Rowling, tudo começou quando ela se dedicava aos primeiros rascunhos da personagem Sprout.
Certa noite, ela rabiscava enquanto assistia a um filme antigo na TV, O Homem que Queria Ser Rei (1975).
Símbolo massônico do filme de 1975Foto: BBC News Brasil
Ela então fez seu próprio desenho, em um momento bastante delicado.
"A razão pela qual consigo ser incrivelmente precisa quanto a este desenho é que, em algum momento enquanto eu desenhava e assistia ao filme, minha mãe morreu", conta.
Muitos anos depois, viu o filme novamente e ficou "impressionada" com a semelhança entre o símbolo do filme e o que ela desenhara: "Olhei o símbolo de Relíquias da Morte e me dei conta de o quanto se pareciam. Tenho a sensação de que, em um nível subconsciente profundo, estão conectados."
Magia e folclore
As relíquias da morte englobam a capa da invisibilidade, a varinha das varinhas e a pedra da ressurreição. E quem possuísse as três se converteria no Senhor da Morte.
JK Rowling com seu livroFoto: BBC News Brasil
O documentário Harry Potter and the History of Magic ("Harry Potter e a História da Magia", em tradução livre) está sendo acompanhado de uma exposição de mesmo nome na Biblioteca Britânica, em Londres, que traz diversos desenhos e rascunhos originais de Rowling, além de objetos e livros que "capturam a tradição do folclore e da mágica que estão no âmago da série de Harry Potter".
Nenhum comentário:
Postar um comentário